quarta-feira, julho 05, 2006

Matérias de Jornal





Terça-feira, 29 de março de 2005
Balanço final do 14.º FTC

O balanço dos espetáculos apresentados para crianças e adolescentes durante o 14.º Festival de Teatro de Curitiba (FTC) é positivo. De uma maneira geral, o público teve uma boa variedade de temas e de propostas.

Percebe-se que a grande maioria dos profissionais está preocupada em reciclar a linguagem utilizada nas encenações – respeitando a inteligência da platéia jovem. Estereótipos, atuações exageradas e espalhafatosas estão realmente com os dias contados.

Apesar de algumas ingratas surpresas, boa parte das companhias que estiveram no FTC provaram que com cuidado e criatividade é possível entreter e ainda ensinar muito à garotada (e sem aquela idéia de ser didático ao extremo ou exageradamente fantasioso). Apontar as melhores atrações não é fácil. Por questões lógicas (número exagerado de peças), foi impossível assistir a tudo. Mas vamos tentar fazer uma reflexão a partir do que vimos. No topo da lista, destaco três trabalhos: A Princesa Engasgada, do Grupo Farsa, de Porto Alegre; O Caixeiro Viajante ou o Vendedor de Ilusões, da Ogawa Butoh Center, de São Simão, São Paulo; e Um Mundo Debaixo do Meu Chapéu – Projeto Chaplin para Crianças, da Cia. do Abração, de Curitiba.

São três projetos completamente diferentes e que têm em comum a responsabilidade e o respeito com o público. No caso, as crianças. Ele encarna um contador de histórias, que sem dizer uma palavra, apresenta a história de uma princesa que foi transformada em bruxa. As músicas e os diversos sons utilizados – além de bonecos e pinturas – criam o ambiente ideal para adultos e crianças deixarem a imaginação falar mais alto. Outro desempenho 10.

Também teve igual êxito o trabalho da Cia. do Abração. Um Mundo Debaixo do Meu Chapéu – Projeto Chaplin Para Crianças trouxe a magia do cinema e de Carlitos ao palco. As crianças admiram-se com os clowns. Os adultos, por sua vez, emocionam-se ao relembrar o trabalho deste gênio do cinema. Quem não viu a peça, pode ficar animado.

O espetáculo cumpre temporada, em abril, no Teatro da Caixa.

Ranking do 14.º FTC – Cristiano Luiz Freitas (Editor da Gazetinha)

1. A Princesa EngasgadaCotação: 10

2. Um Mundo Debaixo do Meu Chapéu – Projeto Chaplin para CriançasCotação: 10

Nenhum comentário: